Painel do site

Transporte Público na Pandemia.

Transporte Público na Pandemia.

A mobilidade urbana tem sido na última década, uma das políticas púbicas mais priorizadas pelo poder público no nosso país. Ela é fundamental para o crescimento da cidade, pois faz tanta parte da infraestrutura básica, quanto é protagonista na implantação da sustentabilidade urbana. Avançamos muito nesses últimos anos, e os investimentos nessa área tem trazido resultados muito positivos nas cidades.

Após um ano de pandemia, já observamos os impactos da pandemia na cidade e principalmente na mobilidade urbana. Estamos em um ponto em que é preciso repensar estratégias a fomentar a mobilidade urbana, que auxilie inclusive a contornar a crise na área. As estratégias devem trazer uma solução que reincentive o uso do transporte público, incremente a oferta e garanta a segurança em saúde dos seus usuários, que precisam se sentir resguardados diante dos riscos. 

Aqui em Fortaleza por exemplo, apesar dos VLT´s, metrô, ampliação das cilcofaixas, o ônibus continua sendo principal transporte público utilizado pela população. Mas os deslocamentos inibidos somados a alta do combustível, provocaram uma profunda crise no setor, que mesmo subsidiados em parte pelo poder público, não foram o suficiente para conter os danos. A maioria da população depende do transporte público para o retorno das atividades, e pelos riscos do uso em lotação, tem procurado alternativas de deslocamento também.

Mas hoje, os principais debates que tenho visto sobre mobilidade urbana no mundo, é do incentivo de modais alternativos como as bicicletas, e até de carros elétricos. Que sempre serão válidos na discussão, e inquestionavelmente uma boa solução imediata para uma crise de pandemia. Mas temos que nos preocupar, ao longo prazo, com a retração do uso de transportes públicos em geral, alimentado pela sensação de insegurança dos seus usuários. Uma vez que não temos no horizonte clareza sobre os desfechos da pandemia, e ainda começamos a entender da possibilidade de outras pandemias como essa ocorrerem, é preciso tratar a questão como algo que faz parte de uma nova realidade.

Laura Rios

laura@creatorearquitetura.com.br

Arquiteta e Coidealizadora do Projeto Estar Urbano

Tags: #mobilidade urbana #laurarios #textos #eueduco #urbanismo