Casa Cor 2013

Inspirado no conceito Parklets, o Creatore – Ateliê de Arquitetura lança o Projeto Estar Urbano,  que objetiva revitalizar espaços públicos, imaginando o potencial da rua através de intervenções que energizam e reinventam as áreas públicas da cidade. O Estar Urbano é uma solução desenvolvida em busca de uma urbanidade equilibrada e acessível. Traz em sua proposta a reflexão sobre como ocupamos os espaços públicos da nossa cidade, hoje ameaçados por diversos fatores. 

O termo  Parklet foi usado pela primeira vez em São Francisco, nos Estados Unidos, para representar a conversão de um espaço de estacionamento de automóvel num miniparque recreativo.  A partir de então, os Parklets foram utilizados em diversas cidades norte-americanas,  assim como em outros centros urbanos pelo mundo. Aqui no Brasil, os dois primeiros Parklets foram construídos em São Paulo em agosto de 2013. O conceito de Parklet inclui tanto espaços anteriormente ocupados por carros, como espaços que podem também ativar uma determinada área de uma rua, bairro ou cidade.

O objetivo do Estar Urbano é estimular a presença das pessoas nas ruas, pois esse é um dos maiores recursos das cidades. A presença de pessoas faz os espaços serem percebidos como vivos e seguros. E isso é o principal requisito para a vida econômica da cidade. O Estar Urbano também estimula o uso de modais alternativos ao carro, como a bicicleta. A idéia é tornar as ruas mais amigáveis, ativando a recreação, o comércio local e restringindo o espaço dos automóveis nas cidades. 

O Estar Urbano nos dá a possibilidade de levar às ruas, espaços alternativos que nos resgatem a convivência. Focamos no conceito da urbanidade, buscando soluções funcionais dos mobiliários urbanos, agregando a arte de rua como inspiração e sensibilização. Nos espaços Estar Urbano, as prioridades são os pedestres e os ciclistas. 

O Estar Urbano é uma extensão da calçada, mantendo o mesmo nível de piso. A sua instalação é feita em um local de estacionamento de um ou dois carros,  equivalente a 11 X 2,20 metros. Tem bancos, jardins, iluminação própria e estacionamento de bicicletas. Obedece às regras de uso e ocupação do solo e atende aos critérios da mobilidade urbana. É um espaço público aberto para todas as pessoas, que deve ser seguro para o usuário. Os espaços Estar Urbano podem ter programação cultural, musical e artísticas de caráter temporário. 

O Creatore – Ateliê de Arquitertura desenvolveu o projeto que leva o mesmo nome do espaço e, com o objetivo de contribuir para uma maior qualidade de vida urbana, está construindo parcerias com a iniciativa privada para a multiplicação da experiência na Casa Cor Fortaleza 2013. Para as empresas, participar do Estar Urbano é uma forma diferente e inédita de se tornar amiga do cidadão no seu cotidiano. 

“Na esperança de que nossa potencialidade criativa transforme a vida urbana e seu espaço em fonte de prazer e liberdade”
Maria Martha D. Moura, 1985