Painel do site

O valor dos pequenos comércios para o ambiente urbano

O valor dos pequenos comércios para o ambiente urbano

Quando as cidades crescem em território e população, naturalmente surgem as torres comerciais, grandes lojas de departamento, shoppings que mudam drasticamente a paisagem. Eles trazem a mensagem do “novo”, com formas imponentes e materiais referentes a grandes metrópoles do mundo.

Mas isso muda também a percepção da rua. As distancias parecem maiores, assim como a sensação de vulnerabilidade pelas calçadas. A sequência de muros e barreiras nos trajetos tornam as ruas insossas, com planos cegos sem diálogos, deixando-as cada vez menos atraentes para quem caminha.

Ao oposto disso, os pequenos comércios fazem o outro efeito: são convites constantes ao pedestre, acessíveis à população e aberta para a rua. Eles oxigenam a cidade e melhoram a saúde de seus habitantes, porque proporcionam diversas atividades na rua, interagindo mais com os passeios públicos, fortalecendo a vida nos espaços urbanos. Aumentando a autoestima citadina e o de fluxo de pessoas. Fomenta até mesmo o uso de meios de transporte mais próximos do pedestre, como bicicletas, patinetes, por exemplo.

Alguns estudos comprovaram que as pessoas tendem a caminhar mais rápido ao passar em frente a fachadas inativas – em contraste com o passo mais lento e tranquilo ao caminharem em ambientes mais vivos e ativos. Sem estímulos positivos, estamos sujeitos ao estresse, impulsividade e até baixos níveis de sensações positivas. Não é apenas de uma questão de estética, é saúde do ambiente urbano.

Por isso ressalto o potencial dos pequenos comércios e como uma simples mudança da aparência ou da estrutura física de um pode ter um impacto decisivo na rua. Valorizar a necessidade do ser humano pela variedade de estímulos sensoriais são fundamentais a felicidade e a plena funcionalidade das pessoas. O mundo em que vivemos e o tipo de mundo em que queremos viver – ambos estão intimamente ligados à maneira como desenhamos e construímos.

Laura Rios

laura@creatorearquitetura.com.br

Arquiteta e Coidealizadora do Projeto Estar Urbano

Tags: