Novo Vislumbre para as Cidades
Novo Vislumbre para as Cidades
O momento presente nos fez questionar sobre nossos futuros na cidade. Como vamos readequar os espaços públicos e edificações para essa nova dinâmica? A possibilidade de novas pandemias é uma realidade que interfere em todas as nossas ações e nas escalas da nossa vida: saúde, economia, habitação, mobilidade, cultura e educação.
Na minha visão, a direção é mais compromisso em unificar as atuações dos diversos setores do poder público num único propósito: tornar as cidades mais saudáveis. Essa é a hora ideal para refletir e pensar no nosso potencial para cocriar cidades biofílicas, ou seja, cidades que conectam as pessoas a natureza, buscando o equilíbrio e a saúde de seus habitantes.
A biofilia ceia cidades mais saudáveis, tem o poder de reduzir o estresse, melhorar o humor e a imunidade, e impacta diretamente no desempenho cognitivo das pessoas. Para atingir esses resultados através da biofilia, é preciso considerar e aplicar a ciência da ecologia nas diversas infraestruturas da cidade, espaços públicos e edificações para tornar cidades resilientes e promotoras da saúde.
Uma vez que transformamos lugares que conectam as pessoas à natureza e que as convidam à exploração e ao exercício de contemplação da natureza, estamos ajudando a combater problemas de saúde como obesidade, diabetes e até doenças mentais. Vários estudos já mostraram que uma caminhada na natureza reduz o cortisol, hormônio do estresse e estimula o sistema imunológico, aumentando nossas células de defesa. Precisamos de ambientes verdes de qualidade nas nossas cidades, que estimule todos os sentidos das pessoas, contribuindo para a nossa neuroplasticidade. Minha intuição é que a partir de agora, vamos planejar as cidades com a natureza em mente. Pensando na fauna, flora, nas águas, na escala humana, na mobilidade e em como isso reflete na economia, na saúde e na cultura. Pensar no design centrado na natureza é partir do princípio de que se pode e deve buscar como resgate da humanidade, em oposição a toda artificialidade que criamos, usando a favor todas as nossas tecnologias adquiridas.
Laura Rios
laura@creatorearquitetura.com.br
Arquiteta e Co-idealizadora do Projeto Estar Urbano