Painel do site

Nossa Identidade

Nossa Identidade

Sempre que recebo amigos de fora aqui na nossa cidade, tenho um prazer imenso de apresenta-la em todas as suas peculiaridades. Gosto de narrar como somos uma cidade grande e interiorana ao mesmo tempo. Fortaleza é grande na estrutura, a quinta capital do Brasil e a terceira maior rede urbana de influência, perdendo só para Rio de Janeiro e São Paulo. Crescemos numa velocidade muito maior que a maior parte das cidades do país. Mas também somos interioranos de alma, na nossa cultura bairrista ainda muito vinculada a cultura do nosso sertão. Na maior parte dos bairros de Fortaleza, ainda vivenciamos o bom hábito das cadeiras nas calçadas, das bodegas bucólicas, do futebol de rua. Somos pequenas cidades contida numa gigante fortaleza de muros baixos.

A fama da hospitalidade tem muito da forma simples de se relacionar do nosso povo. Tem um valor peculiar, de uma gentiliza desinteressada e não polida. Temos o riso frouxo e a facilidade do toque físico (sempre aviso que “amigos de fora”, não estranhem se a pessoa que acabou de conhecer fale com você segurando ou batendo de leve seu braço, ou de testa, lhe dê um abraço), temos a mania de “frescar” e é sem ofensa, com aqueles que vem de fora, porque a diversidade nos faz rir.

O centro de Fortaleza é a nossa vida citadina, sem as máscaras do turismo vendido pelas agências. Um passeio pelo centro é o ápice: pode se fazer a pé e visitar a maior concentração de equipamento de culturais da cidade. Pode se degustar do PF mais regional de todos, sem gourmetização, a preço justo. Caminhar e uma overdose de experiência antropológica do ser cearense, que sugiro no final, descarregar tanta energia e informação num salto icônico da ponte velha do Poço da Draga.

Temos muito ainda a aprender sobre a nossa identidade cultural, principalmente no reconhecer para além dos clichês da “cultura nordestina para turista ver”. Principalmente em reconhecer que a nossa identidade é mutável, não-estática e diversa. E por isso mesmo, bela, rica e potente.

Laura Rios

laura@creatorearquitetura.com.br

Arquiteta e Coidealizadora do Projeto Estar Urbano

Tags: