Mãos femininas

Mãos femininas

Minhas mãos são secas, ásperas e cheias de calos. Nunca peguei numa enxada e, fora alguns poucos trabalhos domésticos básicos, não tenho um trabalho que justifique esse calejar e falta de delicadeza das minhas mãos. Mas, olhando bem pra elas, lembro-me das mãos da minha vó. 

 A minha avó materna tinhas as mãos bem ásperas, e a pele entre os dedos vivia em carne viva. Tenho a memória bem nítida dela coçando o “u” de pele entre os dedos nos punhos da rede que eu cochilava. A sua mão era assim porque ela tinha que lavar roupa pra fora. Ora, um mulher na década de 1950, mãe de três filhos, abandonada pelo marido não tinha muitas opções, já que os estudos eram um luxo para uma senhora casada e dona de casa precocemente.

Já a minha mãe tem os dedos mais grossos que já vi, desproporcional à sua estatura de um pouco mais de um metro e meio. A aspereza das mãos foi disfarçada de cremes de revista e anéis enormes e dourados, feito uma cigana. A minha mãe trabalha desde os 13 anos de idade. É aquela clássica mulher da década de 1980, ex-fumante, dura na queda, cheia de opinião, independente, mas que teve que ralar muito, muito mesmo, para ser reconhecida no mercado de trabalho, usando inclusive o artifício da altivez.

Eu herdei as mãos secas, grossas e calejadas, mas não herdei o trabalho braçal duro, não herdei a competitividade latente como forma de sobrevivência e, graças a minha mãe, minha avó, bisavó e tataravó, pude estudar “até o fim” (quer dizer, chegar até a pós-graduação). Hoje o valor das minhas mãos está boa parte no que produzo como arquiteta urbanista e agora como ensaísta no jornal, onde, sem muito esforço, posso ser lida e ouvida, ter expressão.

Há um tanto de responsabilidade na minha posição atual como mulher, já que sou a continuidade dessas mulheres guerreiras e cada atitude minha deve honrar seus esforços para eu chegar até aqui. Ah, e, sim, esse texto é sobre feminismo se, por acaso, não tiverem percebido.

Laura Rios

laura@creatorearquitetura.com.br

Arquiteta e Coidealizadora do Projeto Estar Urbano

Tags: