Painel do site

Fazenda Camará e sua história

Fazenda Camará e sua história

A fazenda Camará está localizada no município de Caucaia tem sua construção datada de 1932. Foi um ano de seca severa no Ceará e de grandes desafios para mantê-la.

Sempre foi da família de seu João, ele viu cada pedacinho subir e nos conta com muito afeto tudo que ali viveu junto as gerações que se foram e como cuidou até aqui. A casa de farinha ainda funciona e foi de lá que veio a tapioca fresquinha para acompanhar o café que embalava nossa conversa. Sim, ouvir o seu João falar foi especial para nossa etapa EU sinto da nossa metodologia de projeto, uma escuta afetiva, daquelas que param o tempo presente, nos permite viajar ao tempo passado e nos projeta em um tempo futuro.

Enquanto seu João compartilhava conosco seus relatos, nós percorríamos o olhar por cada detalhe da construção. As paredes espessas, as telhas antigas da cumeeira alta que traziam frescor e aconchego, seus detalhes coloniais que claramente foram somados às formas e materiais do nosso regionalismo cearense, só nos fazia suspirar e agradecer pelo presente que estávamos recebendo, pela riqueza do projeto que nos estava sendo confiado.

Apesar de não ser um bem tombado, assumimos o compromisso de manter e resgatar memórias afetivas que tornam única a Fazenda Camará. A planta original sofreu intervenções para atender demandas atuais da família que segue crescendo, no entanto sua originalidade e suas histórias foram preservadas em cada pedacinho da velha casa e em breve estará pronta para seguir registrando momentos especiais por muitas gerações.

Acreditamos que uma das maneiras de agradecer essa oportunidade é compartilhar com vocês esse processo que tem um pouco de restauro, um pouco de retrofit e muita criatividade para manter a simplicidade e a sustentabilidade nesse casamento do antigo com o novo.

Liana Feingold

contato@estarurbano.com.br

Arquiteta e Coidealizadora do Projeto Estar Urbano

Tags: