Estar na periferia.
Estar na periferia.
Numa cidade, periferia significa uma região afastada do centro urbano. São zonas a margem, de uma linha imaginária que divide uma cidade ordenada da desordenada. Isso também tem estabelecido uma diferenciação na oferta de serviços urbanos entre os bairros, intensificando a desigualdade social na cidade.
Hoje na linguagem do planejamento urbano ou de gestão pública, quando se utiliza o termo de periferia para um bairro, estamos reafirmando a sua condição secundária de qualidade de moradia. Estamos colocando-a num plano distante de prioridades em infraestruturas urbanas, equipamentos urbanos, mobilidade e investimentos. O termo é um status pejorativo que engloba a maior parte da cidade, quando na verdade deveria haver esforços na inclusão e foco de ações públicas.
Além disso, seu significado perante a sociedade é de que a periferia é marginal socialmente. É onde se concentra as mazelas sociais, a maior parte da população de baixa renda. É onde a exclusão é evidenciada não só fisicamente, mas também no convívio com áreas privilegiadas. Existe uma mensagem de ocupação parasitária na periferia. Mas é ela que abrigou até hoje a maior parte da população urbana e representa fisicamente e culturalmente a grande parte das cidades brasileiras.
Nesse sentido a “periferia” não está à margem, ela é a cidade em si, no presente e o reflexo das novas centralidades da cidade no futuro. O que hoje é desordenado ou pouco estruturado nas periferias, devem ser revistos pelo poder público como um momento chave para intervenções urbanas que reconfigurem o bairro em busca da verdadeira equidade social, respeitando as suas características originais de ocupação, sua cultura e potencialidades. ela deve receber os maiores investimentos em infraestruturas, mobilidade urbana e equipamentos públicos. Não só porque nelas vivem a maioria carente, mas porque a mudança positiva impacta também na qualidade de vida da cidade com um todo.
Laura Rios
laura@creatorearquitetura.com.br
Arquiteta e Coidealizadora do Projeto Estar Urbano