Painel do site

EM CASA

EM CASA

Mudamos ao assunto, mudamos o foco, mudamos o movimento, mudamos a percepção. O cotidiano foi abruptamente intervindo e então aqui estamos: em casa. Ela agora cumpre sua função de abrigo e proteção em toda plenitude.

Isso muda nossa relação com a casa também. Tem-se mais tempo para olhar para ela, usufruir da casa e perceber como nos sentimos dentro dela. Assim como a rua é o palco das nossas relações sociais mais ligadas ao exercício da cidadania, a casa é o palco das nossas relações de base, as familiares e as mais íntimas, com nós mesmos.

Ficar em casa já está trazendo mudanças irreversíveis na nossa forma de trabalho. O home office se tornou necessário para muitos, mas também passou a ser uma opção viável pós-pandemia. Assim como os estudos também se adaptaram aos novos formatos e se enraíza com mais força o online agora. A notícia boa é que o impacto no meio ambiente e na mobilidade urbana já é visível aos olhos. Nos locomovemos menos, usamos menos carros, reduzimos emissão de gases, reduzimos consumo de energia e reduzimos a sobrecarga nas infraestruturas urbanas. Vamos presenciar também outros impactos como a redução de poluição nos rios, ou até mesmo na produção de lixo.

Mas se tratando de mudanças na moradia é importante olhar agora para a maior parte que vive em situações precárias na cidade. A realidade deles é de casas insalubres, sem saneamento, dependentes da locomoção física para manter empregos ou prestar serviços de forma autônoma. É fácil compreender a dificuldade de isolamento para essas pessoas, senão houver uma política assistencialista rápida e eficiente. E exigir a mudança e a adaptação parta de quem se encontra nessa situação é no mínimo injusto.  Essa é a nossa maior vulnerabilidade agora evidenciada pelas piores consequências que uma pandemia pode trazer. Essa é a maior urgência de mudanças atualmente: olhar também para a “casa” do outro, e fazer do abrigo e proteção um direito assistido. Mudar o foco, mudar o movimento, mudar a percepção. Já começamos.

Laura Rios

laura@creatorearquitetura.com.br

Arquiteta e Coidealizadora do Projeto Estar Urbano

Tags: