Painel do site

Diversidade e Democracia

Diversidade e Democracia

Engana-se quem compra a idéia de que a diversidade cultural é um tema de interesse e de benefício a grupos minoritários. Ao oposto disso, apenas numa sociedade diversa, é que se pode haver alguma possibilidade de uma democracia. A democracia não é uma receita pronta, ao estilo americano e muito menos é uma realidade sem conflitos. É justo nesse fervor dos conflitos que encontramos o ponto de conciliação, no sentido de fortalecer o significado de nação. Aquilo que nos une, apesar das diferenças. E dessa forma, a passos de formiguinha, vamos criando nossa democracia tupiniquim.

É fácil no meu ponto de atuação, como arquiteta urbanista, ver uma analogia direta com a dinâmica da cidade. No novo urbanismo, consideramos o ideal a máxima diversidade dos espaços: residencial e comercial, alto padrão e habitação social, diversidade de equipamentos, diversidade de transporte público, diversidade de usos de espaços públicos. Esse é o cenário ideal, tudo junto e misturado, aprendendo com as diferenças, mas principalmente reconhecendo as vantagens dessa diversidade. E isso, claro, reflete na pratica da democracia. É respeitar o lugar de voz do outro, sem se sentir ameaçado. É não segregar, mesmo que não se identifique com o vizinho.

E a diversidade é só um reconhecimento do que a vida é, do que somos naturalmente. E saber que tudo é orgânico, mutável, porém sempre conectados com uma história. Quem pode afirmar que foi o mesmo a vida toda ou que não guarda ainda valores familiares de avós?  Quem pode sustentar que um bairro vai ser o mesmo por décadas ou pode renegar a sua história? E cientes disso, saberíamos que a diversidade em absolutamente nada contraria nossas tradições, origens ou valores. Porque é tudo isso que compõe a diversidade!

Então o convite hoje, é largar os embustes da vida, implodir a gentrificação e defender a diversidade das pessoas e da cidade, em prol de uma democracia mais honesta. Romper de vez com a importação de modelos, porque o Brasil é uma riqueza tão grande de culturas e etnias que qualquer vestimenta de fora é uma heresia.

Laura Rios

laura@creatorearquitetura.com.br

Arquiteta e Coidealizadora do Projeto Estar Urbano

Tags: