Painel do site

Acupuntura Urbana: sustentabilidade e a tolerância à sociodiversidade.

Acupuntura Urbana: sustentabilidade e a tolerância à sociodiversidade.

Um tema pouco conhecido, a acupuntura urbana trata-se de intervenções urbanas em pequenas escalas que são capazes de gerar a melhoria das cidades. Esse conceito se desenvolve há alguns anos no país, por grupos multidisciplinares e tem conquistando profissionais do urbanismo assim como as gestões públicas. Jaime Lerner, arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, por exemplo, aplicou e difundiu o conceito de acupuntura urbana, tornando até hoje Curitiba uma referência em soluções urbanas.

O conceito como a acupuntura urbana está intrinsicamente relacionado ao desenvolvimento sustentável, uma vez que permite que o planejamento da cidade seja mais dinâmico, acessível, e focado nas questões locais. Ele também abre espaço para uma participação mais ativa da comunidade nas três etapas da intervenção: identificação do problema, criação das soluções e a aplicação delas. 

Outra grande vantagem dessas ações é o poder de tratar o espaço de forma instantânea, eficaz e funcional, uma vez que a validação dela é imediata. É um processo que pode contar com recursos monetários menores, mas muito bem compensado pelos recursos valorosos da criatividade e solidariedade entre os que participam. 

A cidade é uma relação de funções, de renda, de idade e de culturas diversas. Quanto mais misturado for, mais humana e tolerante a cidade fica. Não é mais viável socialmente e economicamente, segregar os espaços da cidade em áreas de gente rica ou de gente pobre, alimentando esse abismo da desigualdade. A mudança pode acontecer também através da acupuntura urbana, uma vez que convida a todos a participar dessa transformação, nos tornando cidadão melhores cocriando uma cidade mais saudável.

Por isso consideramos essa uma ferramenta poderosa de transformação social que aproxima profissionais e cidadãos. Ela permite contato entre as pessoas e mais diversidade nas relações, priorizando a boa convivência e beneficiando a absolutamente todos.

Laura Rios

laura@creatorearquitetura.com.br

Arquiteta e Coidealizadora do Projeto Estar Urbano

Tags: