Painel do site

A cidade Feminina

A cidade Feminina

No espírito de reflexões sobre o dia da mulher, trago hoje algumas percepções da influência do feminino na cidade. De como a mulher tem intervindo não só nas relações comunitárias, mas também em formas de liderança e proatividade em causas sociais, culturais, urbanas. 

Já ouvi um líder comunitário dizer que não queria da prefeitura casas prontas, só o material, pois eles tinham as melhores pedreiras do mundo. Já vi também uma rede de apoio de mulheres num conjunto que não só se ajudavam, mas também atuavam em soluções práticas para minimizar problemas do lugar. A percepção do coletivo, o zelo por seus espaços dentro e fora da casa, são característicos do feminino, que vão além do gênero.

Em contraponto, é nessas mesmas cidades instáveis que buscam equilíbrio em que a mulher é mais prejudicada porque precisa constantemente se afirmar nesses processos. A cidade ainda é mais reservada ao homem em todos os aspectos. E isso explica porque a mulher não encontra seu lugar seguro na cidade, uma vez que o machismo e o racismo são protagonistas na desigualdade que infringe os direitos de ir e vir, o direito à cidade e à dignidade humana da mulher.

Por isso, faz muito sentido pensar na inclusão da mulher na cidade através também de projetos urbanísticos que deem mais apoio com creches, escolas, locais de lazer para crianças. Deve-se pensar também na regularização das ocupações, locação social, ou seja, agregação de políticas de casas acessíveis e financiamentos mais baratos para as mulheres observando que é a categoria de gênero que têm menor rendimento financeiro devido à discriminação sofrida por elas no mercado de trabalho. E mesmo apesar dessa defasagem, estaticamente, as mulheres investem mais no bem-estar de sua família do que os homens, assim como também priorizam a estabilidade e segurança do lar. 

Temos a vista de todos os sinais necessários para apostar no protagonismo feminino como uma potente ferramenta de transformação social, de combate a desigualdades e principalmente na evolução benéfica de nossas culturas e tradições na cidade.

Tags: